Parceria: Carolina Matsuo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015



GEEEENTE, o Acervo fechou mais uma parceria e é com uma felicidade ENORME que eu apresento a Carolina Matsuo e seu "O Sumiço de Beatriz".





Carolina Matsuo nasceu no dia 29 de agosto na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo. É formada em engenharia mecânica pela Unesp e possui mestrado em aerodinâmica e projeto de aeronave não tripulada pela Unicamp. O Sumiço de Beatriz é sua obra de estreia e foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo em 2014.









SINOPSE:

     Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade. Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta. Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia. Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.    
~
Fiz algumas perguntinhas para conhecermos a Carolina um pouco mais:


Acervo: De onde surgiu a ideia de escrever O Sumiço de Beatriz?
Carolina: A idéia surgiu depois que eu percebi que muitas pessoas, amigos, colegas e familiares me disseram que não gostavam de ler, ou porque não tinham paciência, tempo, ou porque as histórias que liam não as deixavam interessadas o bastante para continuar lendo.  Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois aquelas pessoas talvez nunca sentiram ou raramente tiveram a sensação de quando se lê um livro. A sua mente se abre, você mergulha em um outro universo, imagina fisicamente os personagens, “vê” as situações tão de perto que é como se fizesse parte da história, mas muitas pessoas não conseguiam ter isso, e eu queria fazer alguma coisa a respeito. Escrevi O Sumiço de Beatriz com o intuito de estimular a leitura dos jovens adultos e adultos, misturando várias situações, algumas delas inusitadas, encontrando um toque de humor, reflexões, suspense, ação e mistério. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens.

Acervo: Quanto tempo levou desde o momento que você decidiu começar a escrever até a publicação?
Carolina: Demorou por volta de 1,5 ano. Desde a pesquisa, elaboração da trama, criação de personagens, depois escrever propriamente dito, revisar, desenvolver a capa, diagramação, etc. O que mais demorou foi a parte da publicação, pois a obra foi enviada para várias editoras, de todos os tipos, e o tempo de se dar uma resposta em algumas delas variava de 6 meses a mais 1 ano (até hoje espero uma resposta). A obra foi aceita em algumas editoras, mas o custo ia ser excepcionalmente elevado para o momento e então decidi publicá-la independente.

Acervo: Qual a sensação de ter um livro lançado na Bienal do Livro de São Paulo?
Carolina: Bom, eu nunca lancei um livro na vida e nunca tinha passado por uma situação como essa, então a sensação que eu tive foi uma mistura de felicidade e gratificação, porque pessoas que eu nunca vi na vida se interessavam e adquiriram “O Sumiço de Beatriz” na feira, e ter a oportunidade de se conversar com elas foi muito boa. Diferente de quando se vende o livro em uma livraria física ou virtualmente, em que se desconhece quem está lendo seu livro.

Acervo: Como foi conciliar a vida de escritora com uma vida profissional já existente?
Carolina: Acredito que tudo que você quiser fazer realmente, não existe obstáculos que te impeçam de seguir adiante. Escrevia sempre a noite ou nos finais de semana, em momentos que se há sossego. Comigo funciona assim.

~
A resenha vai ser postada em breve! Caso queira adquirir seu exemplar físico, clique aqui ou mande email para contato.cmatsuo@gmail.com. Se deseja adquirir o e-book, clique aqui no site da Saraiva, no site da Amazon ou no site da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário