Jardim de Inverno, de Kristin Hannah.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015


[ Alerta de spoiler completamente necessário para a resenha.]  
     O prólogo acontece em 1972 quando Meredith e Nina tinham, respectivamente, 12 e 9 anos. Filhas de uma mãe russa muito fria, as meninas faziam de tudo para conquistar o carinho, o amor e a atenção da mãe. Em contrapartida, o pai era a pessoa mais carinhosa e amorosa que podiam imaginar existir. Por diversas vezes ele tentava disfarçar a frieza da esposa com as crianças, tentando sempre fazê-las acreditar que a mãe as amava muito. 
     Mesmo com o sentimento de desprezo, tudo se apaziguava à noite quando a mãe contava o mesmo conto de fadas para as meninas dormirem. O conto falava de uma camponesa muito pobre que se apaixonava por um príncipe. Eles precisavam se esconder para que o Cavaleiro Negro não os matasse. Esse era o único momento no qual as meninas ouviam a voz da mãe. Tentando conquistar o orgulho da mãe, as meninas resolvem organizar uma peça de natal sobre o conto de fadas que tão bem conheciam. Apesar de todo seu esforço e dedicação, tudo que as meninas conseguiram foi um maior afastamento da mãe, que interrompeu a peça e saiu da sala. Desse momento em diante, Meredith prometeu que nunca mais buscaria o reconhecimento de sua mãe.
     No capítulo seguinte, estamos em 2010 conhecendo a vida de uma Meredith casada, com 40 anos e mãe de duas jovens meninas. Ela toma conta dos negócios da família e se relaciona com a mãe apenas por amor ao pai. Nina tem 37 anos e é uma fotógrafa mundialmente famosa que viaja o mundo inteiro registrando cenas de guerra e outras tragédias, e raramente visita a família.
     Quando o pai sofre um ataque cardíaco, as meninas se encontram em uma situação completamente delicada e difícil. Nina volta para casa e, pouco antes de morrer, o pai pede a ela que prometa conhecer a história de sua mãe para aproximar-se dela. Ele pede que Nina convença a mãe a contar o conto de fadas até o fim. Apesar de considerar um pedido quase impossível, Nina aceita.
     Várias páginas e capítulos depois, a mãe volta a contar o conto de fadas e Nina percebe que há algo diferente. Ela sente que a história é verdadeira, e não um faz-de-conta. Meredith e ela começam a investigar o passado da mãe e o resultado disso é impressionante. 
     A história é linda, o desfecho é incrivelmente triste e feliz. Espero que vocês leiam e gostem como gostei.
---
Quer comprar? Clique aqui!

4 comentários:

  1. Oii, tudo bom? Já fazia um bom tempo que eu estava de olho nesse livro, e agora depois de conhecer a história melhor, com certeza vai entrar na minha lista de desejados xD

    Abraços ~
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei muito curioso pra saber o final, haha; Mas to com receio de adiciona-lo a minha lista porque ela já está enorme kkk.
    Abraços
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir