Garota Exemplar, de Gillian Flynn

terça-feira, 7 de outubro de 2014


     Apresento a vocês o candidato mais forte na competição de melhor livro do ano. A melhor e mais inesperada reviravolta de todo meu histórico literário: Garota Exemplar, de Gillian Flynn. A história começa no dia em que Nick e Amy Dunne completam 5 anos de casamento. Coincidentemente, também é o dia em que Nick chega em casa e percebe que sua esposa desapareceu.   
     O livro é dividido em 3 partes e cada capítulo se alterna na fala em primeira pessoa dos personagens. A primeira parte começa com os relatos de Nick. Ele chega em casa, encontra o gato na varanda, a porta escancarada, os móveis da sala sugerindo uma disputa física e a ausência de sua esposa. A partir daí, tudo envolve encontrar Amy. Alternadamente, a fala de Amy é apresentada em forma de diário. Seus relatos começam em 8 de janeiro de 2005, dia que conheceu Nick. Ela discorre detalhadamente sobre o relacionamento dos dois, desde o amor perfeito até as crises conjugais cada vez mais frequentes.  E assim segue toda a primeira parte: Nick no presente e Amy no passado. Eu realmente gostaria de falar mais sobre o livro, contar um pouco mais sobre as outras partes.. mas tenho medo de soltar algum detalhe que possa estragar essa história louca e inesperada e misteriosa e incrível e mentalmente aterrorizante....
    Antes de ler o livro, fiquei um tanto intrigada com a tradução para o português: Gone Girl virou Garota Exemplar. Se a tradução fosse ao pé da letra, seria Garota Sumida ou Garota Desaparecida. Acontece que os pais de Amy são escritores de uma série de livros infantis baseados na vida de Amy: The Amazing Amy. Amazing é algo incrível, maravilhoso, extraordinário. Considerando os relatos de Amy em seu diário, ela busca ser exatamente essa garota que os pais passaram a vida escrevendo sobre: Uma garota exemplar. 
     Para intensificar ainda mais minha experiência com o livro, fui ao cinema nesse fim de semana para conferir o filme. Eu já tinha lido várias críticas maravilhosas sobre ele, mas sempre fico com o pé atrás quando se trata de adaptação de livro (sou traumatizada com várias). Mas gente, O FILME É INCRÍVEL! SÉRIO!  Os atores se encaixam perfeitamente nos personagens (Ben Affleck, meu amor), os detalhes essenciais foram mantidos e a trilha sonora é tão envolvente que você se sente como se estivesse vivendo aquele drama. 
   Leiam esse livro hoje (ou o mais rápido possível) e assistam o filme depois. Depois comentem aqui embaixo o que vocês acharam. :) 
---
Quer comprar? Clique aqui!

2 comentários:

  1. Quero ler esse livro, só vi elogios, gostei da sua resenha. Eu também quero assistir o filme.
    Que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro e nem assistir o filme.
    Parece ser muito bom, adorei a resenha.
    Xoxo' ♥

    Não sou uma It | Instagram

    ResponderExcluir