Oscar Pill e a revelação dos Médicus, de Eli Anderson.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

      O 36º sexto livro lido do ano foi comprado em uma das livrarias da universidade onde eu estudo. Fiquei eternamente apaixonada por essa capa. Nunca tinha ouvido/lido algo sobre esse livro e não tinha idéia do que me esperava, então comprei simplesmente porque achei lindo. Melhor ainda foi descobrir que só custava R$15! Para ser perfeito, só faltava eu gostar dele...e amei. 
       Para conhecer um pouco mais do livro, joguei o nome do autor no google e descobri as seguintes coisas: o livro que comprei é o primeiro de uma série de cinco livros; também descobri que Eli Anderson é, na verdade, o pseudônimo de Thierry Serfaty, escritor francês; para minha eterna decepção, descobri que apenas o primeiro livro possui tradução para o português; e, por último, descobri que a Warner Bross comprou os direitos de produção da série em 2011, e o produtor, David Heyman, seria o mesmo da franquia Harry Potter. 
       Li algumas críticas comentando que esses livros seriam os novos Harry Potter. Já para por aí, né? NUNCA SERÃO (ler com a voz do povo da Tropa de Elite). A questão é que existem algumas semelhanças: um menino de 12 anos que não conhece a verdade sobre seus pais e, de repente, descobre que faz parte de um universo "paralelo" e que seu pai era O CARA nesse universo. A diferença é que Oscar Pill não é um bruxo e sim, um Médicus. Médicus são pessoas capazes de entrar no organismo de outras para curarem doenças e coisas do tipo. Tem também a galera do mal, os Patólogus, que são os que entram no organismo das pessoas para causarem doenças. Oscar precisa ser treinado para se tornar um Médicus exatamente porque o "Príncipe" - o chefão dos Patólogus - escapou da prisão.
     O mais interessante do livro é a forma como o escritor apresenta o corpo humano. Anderson mostra um organismo onde várias mini-pessoas trabalham 24h por dia, tomando conta de todo o funcionamento, e usa de uma criatividade incrível para transformar uma aula de biologia em um livro de ficção maravilhoso. Ele apresenta um organismo dividido em cinco universos:
  1. Hepatólia, que transforma a comida em energia para os outros universos;
  2. Formado pelo reino Sopros, responsável pela respiração, e pelo reino Bombeia, onde fica o coração;
  3. Embria, universo da procriação e do nascimento;
  4. Genéticis, responsável pelo encaminhamento de informações por todos os universos; e
  5. Cerebra, universo que comanda todos os outros.
    Para se tornar um Médicus, Oscar Pill precisa "dominar" os cinco universos, coletando um material específico de cada um deles. Pill passa o primeiro livro sendo treinado para conseguir realizar a "intrusão corporal", lendo livros sobre o assunto e conhecendo internamente alguns organismos. O primeiro livro apresenta apenas o universo Hepatólia, então, pela lógica, cada livro da série apresenta um universo distinto. 
     Não sei como vou fazer para ler os outros livros, ja que não estão traduzidos. Talvez seja um sinal para eu começar as aulas de francês.

3 comentários:

  1. Adoreeeeei!!!! Bora fazer francês juntas amiga??? Queria ler todos também! :(

    ResponderExcluir
  2. Comprei pois vi sua resenha e estou amando!! Estou no terceiro estágio do francês, não vejo a hora de comprar o próximo. Recomendo muito que você faça francês, é uma língua maravilhosa, você vai se apaixonar logo de primeira. Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu te influenciei de alguma forma, Lilian! Fico muuito feliz por isso! Eu quero muito aprender francês, mas tá faltando tempo:/

      Excluir